Projeto família acolhedora

Preencha o Pré-cadastro com seus dados pessoais e forma desejada.

Idade pretendida
Telefones para Contato
Providenciar os seguintes documentos após o contato: carteira de identidade; cadastro de pessoa física (CPF); comprovante de residência; comprovante de renda; certidão cível e criminal negativa dentro do prazo de validade; fotografia recente e ficha cadastral devidamente preenchida.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO

O projeto, que pode ter duração de até dois anos, pretende garantir apoio, moradia, cuidado e proteção a crianças e adolescentes que, por algum motivo, foi afastado do convívio familiar de origem.

O projeto amplia as alternativas de acolhimento e minimiza as sequelas afetivas e comportamentais, deixadas em virtude do processo de separação de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, até que seja viabilizada uma solução definitiva de reintegração para o menor.

Além disso, é um projeto que contribui com o desenvolvimento, socialização e aprendizagem da criança e adolescente.

O projeto prevê que as famílias desenvolvam de forma voluntária o acolhimento, sendo responsáveis por arcar com todas as despesas do acolhido.

É importante destacar que a medida é temporária e não pode ser confundida com a adoção.

A seleção das famílias interessadas em participar do Serviço de Acolhimento Família Acolhedora começa por meio de uma pré-inscrição, que pode ser feita na sede da Semdes, localizada na Avenida Rio Branco 1444, setor 01, durante o horário de expediente das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

E depois da conclusão de todas as etapas, caberá ao Poder Judiciário o deferimento ou não da guarda provisória.